TV por Assinatura

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
TV por Assinatura

Portal exclusivo para assinantes NET, GVT, Claro TV, Oi TV, Vivo TV, Nossa TV, CTBC e TV a Cabo


    Anatel decide sobre fim de emissoras abertas na Sky e Oi

    TV por Assinatura
    TV por Assinatura
    Administrador


    Mensagens : 106
    Data de inscrição : 04/01/2013
    Localização : Nova Friburgo-RJ

    Anatel decide sobre fim de emissoras abertas na Sky e Oi Empty Anatel decide sobre fim de emissoras abertas na Sky e Oi

    Mensagem por TV por Assinatura Sex Jan 18, 2013 8:28 am

    A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) deve decidir até o final de fevereiro sobre os três primeiros pedidos de operadoras de TV paga para serem mais obrigadas a carregar emissoras abertas.

    A nova lei da TV por assinatura, a 12.485/11, diz que as operadoras de TV paga devem carregar todas as geradoras de TV em sua área de cobertura. Geradoras são emissoras que podem não só transmitir a programação de uma cabeça-de-rede, mas também programas locais e propaganda regional.

    No caso das operadoras de TV por satélite (DTH), que hoje respondem por 60% do mercado nacional, elas estão, por lei, obrigadas a carregarem todas as 514 geradoras do país, uma vez que seus satélites cobrem todo o território nacional.

    As operadoras, principalmente as de DTH, questionaram a lei. Protestaram à Anatel que não têm capacidade técnica de transportar 514 emissoras.

    A agência recebeu 51 pedidos de dispensa de carregamento das emissoras abertas. Três deles, os da Sky, Oi e A.Telecom (empresa do grupo Telefónica), já tramitaram pelas áreas técnicas da Anatel, que analisaram as capacidades técnicas e financeiras das operadoras.

    Os pedidos serão agora analisados pela área jurídica e pelo conselho diretor da Anatel, que dará a palavra final: se aceita ou não o pedido de dispensa das 514 geradoras.

    14 emissoras obrigatórias

    Segundo Marconi Maia, superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, o conselho deve analisar os processos de Sky, Oi e A.Telecom até o final da primeira semana de fevereiro.

    Caso a Anatel aceite os pedidos de dispensa das operadoras, o que é bem provável, as empresas não poderão mais carregar canais abertos, como a Globo e a Record.

    Como isso não é interessante, uma vez que mais de 70% da audiência da TV paga vem de emissoras abertas, as operadoras terão, então, que se submeter a uma segunda regra: uma norma da Anatel que elenca 14 emissoras abertas que são "obrigatórias".

    São elas a Globo, o SBT, a Record, a Band, a Rede TV!, a CNT, a MTV, a Mix, a Record News, a TV Canção Nova, a Rede Vida, a TV Aparecida, a RIT e a Rede Brasil (não confundir com a federal TV Brasil nem com o canal pago Canal Brasil).

    Elas se tornaram "obrigatórias" porque são redes: cobrem pelo menos um terço da população brasileira e seus sinais estão presentes nas cinco regiões do país.

    Isso quer dizer o seguinte: se a Sky quiser continuar carregando a Globo, o SBT, a Record e a Band, terá também de carregar as outras dez emissoras (Mix, MTV, Record News etc.). Ou carrega todas as 14 ou não carrega nenhuma.

    No caso da Sky, há mais um fator: a operadora oferece sinais regionais da Globo (por exemplo: no Rio, o assinante da Sky vê a Globo do Rio). Ela terá que dar o mesmo tratamento às demais redes.

         
    Faça parte da nossa Rede Social


      Data/hora atual: Sex Abr 19, 2024 11:11 am